Vereadores de Ibiam aprovam realocar recursos de obra de asfalto rural para perfuração de poços artesianos e barracões industriais | 19/05/2020

Nesta terça-feira (19) houve sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibiam sob a presidência do presidente Jocimar Tesck de Oliveira (MDB). Em razão da pandemia as reuniões são realizadas via remota e teve a participação de todos os vereadores.

Entre os expedientes recebidos, a Câmara recebeu o relatório contábil do Fundo Municipal da Saúde e do Fundo Municipal de Assistência Social.

O vereador Irineu Salvadori (PDT) apresentou a Indicação  que sugere ao Prefeito de Ibiam que os recursos a serem investidos na continuidade de asfalto na comunidade de Santo Alécio, seja   revertido  na perfuração   de 4   poços   artesianos   nas   comunidades   de: Santo   Alécio,   Cerro   Azul,   Linha   Nova   e   São   Sebastião. Ainda na construção   de   4 barracões de 15x20, no parque industrial e na pavimentação de 200 metros de asfalto que liga a SC-135 á Empresa Zinipel, na Linha Santa Lúcia.

Em sua justificativa o vereador Irineu acredita que a atual necessidade do Município é atender os produtores que sofrem com a falta de água devido á estiagem, construir barracões para instalação de pequenas empresas para geração de empregos e renda no município e pavimentação do asfalto no acesso a empresa Zinipel, onde caminhões tem   dificuldade   ao   adentar   na   rodovia na saída da   empresa.   Ele diz não ser contra a pavimentação  da estrada de Santo Alécio, mas no momento as prioridades do município são outras.

O vereador Miguel Felicetti (MDB) diz causar estranheza a atitude de Irineu, até porque até pouco tempo era líder do prefeito da Câmara e quando mencionava sobre o favorecimento do asfalto da Linha União onde o prefeito tem sua residência, o vereador ironizava o questionamento da bancada da oposição. Conclui Miguel manifestando não ser contra ao asfalto mas, que haja investimentos no interior das propriedades.

O vereador Clodomir Parise (MDB) parabenizou o vereador pela Indicação pois, há uma carência de água nas propriedades rurais em razão desta estiagem. Pede a colaboração de todos para que leve esta demanda de perfuração de poços artesianos ao Prefeito de Ibiam.

O vereador Sélio Cardoso Raiser (PP) afirma que os projetos de asfaltamento rural deve continuar. Engenheiro esteve no município fazendo levantamento sobre a realidade de propriedades do interior relacionada a falta de água e ainda geóloga do Cincatarina deverá analisar a viabilidade de perfuração de novos poços artesianos. Como líder do prefeito tranquiliza que as medidas estão sendo tomadas para enfretamento desta situação.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) recordou que a cobrança para construção de barracões é feita desde 2017. Outra reivindicação conjunta da bancada de situação é a perfuração de poços artesianos principalmente na comunidades de  Cerro Azul e Vista Alegre.

Já o vereador Mauri Miorelli Dissegna (PT) avalia positivamente a Indicação de Irineu pois, a preocupação da estiagem e incentivo as empresas é necessário e com dialogo entre os vereadores e o prefeito para viabilizar recursos na agricultura e geração de emprego e renda.

A Indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Ibiam.

Tendo em vista a necessidade urgente de regulamentação do protocolo de documentos junto a secretaria da Câmara, o presidente Jocimar Tesck de Oliveira (MDB) dispensou os pareceres jurídico e das comissões sobre o Projeto de Resolução e colocou a matéria como destaque na Ordem do Dia.

Jocimar explica que a forma que estão sendo recebidos as documentações se torna difícil a análise e apreciação pelos vereadores.

O presidente citou exemplo do caso da última CPI, em que após o término foram enviados documentos. Ainda esclarece que desde que assumiu a presidência em fevereiro busca dialogar e coloca as mudanças necessárias para decisão coletiva visando respeitar os princípios de moralidade e transparências nos atos da Câmara.

O vereador Miguel Felicetti (MDB) reforçou a importância desta normativa relacionada a encaminhamento de documentação da Prefeitura para Câmara. Ele destaca que era o que mais solicitou isso, tendo em vista dúvidas que pairavam sobre a veracidade dos documentos.

A vereadora Marcia Aparecida (PP) teve sua dúvida sanada quanto ausência da Secretária Executiva da Câmara,  responsável pelo recebimento de documentações. No caso, de férias ou licença será nomeado um segundo servidor para receber o expediente, procedimento feito a mais de 20 anos na Câmara de Vereadores de Ibiam.

O Projeto de Resolução de iniciativa da Mesa Diretora foi aprovada por todos os vereadores.

A próxima reunião remota da Câmara de Ibiam esta marcada para 26 de maio, as 18h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Ibiam