Vereadores de Ibiam analisam orçamento do Município para 2022 | 07/12/2021

Na noite dessa terça-feira (07) os vereadores de Ibiam estiveram reunidos em plenário para a primeira sessão do calendário do mês de dezembro com a coordenação dos trabalhos da presidente Cassia Costa Pivetta (PP).

Na oportunidade foi aprovada a ata da sessão anterior e entre os expedientes recebidos houve comunicado do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) sobre a parecer prévio da prestação de contas do município de 2020.

O parecer foi encaminhando para análise da Comissão de Finanças e Orçamento quem prazo de 60 dias, sem contar o recesso da Câmara de Vereadores de Ibiam.

Na Ordem do Dia a presidente colocou em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei nº758/21 que estima receita e fixa despesa do Município de Ibiam para o ano de 2022.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB)  destacou que a projeção de arrecadação é de mais de R$18 milhões. Manifestou confiança de quem elabora esta peça orçamentária pela perfeição que é produzida. O vereador acredita que a previsão do orçamento será maior justificando que a média de crescimento anual da arrecadação de Ibiam esta no patamar de 22% (dados da Fecam). Célio acredita que os agricultores são os grandes responsáveis pelo aumento na arrecadação do município. Informou que em conversa com o prefeito o emprego bem destes recursos é necessário, concluíram.

Esclareceu que o projeto será aprovado pois, os vereadores não são empecilho para travar o desenvolvimento do Município.

O PL foi aprovado por unanimidade.

Aberta a Palavra Livre o vereador Miguel Felicetti (MDB) comentou sobre as emendas impositivas recentemente confirmadas pelos deputados do MDB. São R$200 mil provenientes do deputado Romildo Titon e outros R$275 mil do deputado Valdir Cobalchini para serem investidos na infraestrutura urbana de Ibiam.  Comunicou que a bancada do MDB conseguiu durante o ano R$1 milhão de emendas do Deputado Titon e R$275mil do Deputado Cobalchini. Manifestou sua felicidade por auxiliar financeiramente o município, provando que os vereadores de oposição não estão atrapalhando a atual administração municipal. Com relação aos projetos de lei, serão aprovados caso estejam bem elaborados.

O vereador Cleber Dissegna (CIDADANIA) destacou que o desenvolvimento de Ibiam é consequência de todas as gestões e a agricultura que garante 90% da arrecadação municipal. Informou que somadas as emendas parlamentares dos partidos de situação se aproxima de R$ 4 milhões.  Agradeceu o apoio de todos declarando que a população merece esta união de esforços em prol do município.

O vereador Camilo Gatti (MDB)  fez uma indicação verbal para que a Prefeitura faça manutenção da estrada asfaltada de Linha São Pascoal e melhorias em dois acessos a propriedade do Sr. Mânica com colocação de tubulação para escoamento da água da chuva.

A presidente Cassia Costa Piveta (PP) encerrou a reunião convocando os vereadores para próxima terça-feira (14) quando haverá às 19h30 sessão ordinária e 20h30 sessão extraordinária para votação e escolha da Mesa Diretora 2022. Os registros das chapas devem ser feitas até sexta-feira (10) às 17h30 na Secretria da Câmara de Ibiam.

Fonte: Assesssoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam