Cronograma de sessões itinerantes 2022 encerra com reunião dos vereadores em Santo Alécio | 16/09/2022

Com a presença de todos dos vereadores, moradores e sob o comando do presidente Miguel Felicetti (MDB) a comunidade de Santo Alécio sediou na sexta-feira (16) a noite a última sessão itinerante do cronograma programado pela Câmara de Ibiam para este ano de 2022.

Após aprovação da ata da reunião ordinária anterior foi apresentado o parecer do Projeto de Lei Complementar (PLC)  nº 113/22, que estabelece o Programa Permanente de Concessão de Incentivos do Município de Ibiam. A vereadora relatora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) esclareceu que houve ampla discussão tendo em vista que o parecer jurídico aponta inconstitucionalidade na matéria, os membros da Comissão Especial composta pela vereadora e os veradores Clovis João de Souza e Camilo Gatti, ambos do MDB, exaram parecer contrário ao projeto.

Na seqüência, o presidente pediu à relatora da Comissão Especial apresentar o parecer do Projeto de Resolução nº 009/22, que cria a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara. A vereadora Cassia Costa Pivetta (PP) manifestou a posição favorável dela e dos demais membros Clóvis João de Souza (MDB) e Andreia Lamperti (MDB) sobre o tema.

Também o relator da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCJ), vereador Camilo Gatti (MDB) emitiu o parecer do Projeto de Lei nº 771/22, que trata da LDO exercício de 2023, o PL nº 766/22, que trata do auxilio deslocamento de motoristas da Secretaria de Saúde  e  do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 111/22, que dispõe sobre a concessão de gratificação exclusiva ao Tesoureiro do Município.

O relator e os demais membros vereadores Célio Lucas Ramos (MDB) e Anderson Trevisol (PP) foram favoráveis aos projetos 771/22 e 111/22,  porém o PL nº 766/22 foi favorável apenas o vereador Anderson Trevisol (PP) os demais integrantes da comissão foram contrários seguindo parecer jurídico da Câmara.

A presidência da Câmara encaminhou os referidos  projetos à Comissão de Finanças e Orçamento para respectivo parecer.

Na Ordem do Dia houve a 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 113/22, que estabelece o programa permanente de concessão de incentivos do Município de Ibiam.

Foram cinco votos contrários e três favoráveis ( Cassia Costa Pivetta (PP), Anderson Trevisol (PP) e Célio Lucas Ramos (MDB)), sendo assim o projeto rejeitado.

O presidente Miguel Felicetti (MDB) anunciou o espaço da Palavra Livre e o primeiro a se manifestar foi o vereador Camilo Gatti (MDB) que enalteceu o programa Câmara Itinerante que aproxima o Legislativo da população. Julga que é nestes momentos  que surgem dúvidas ou propostas aos vereadores em prol do município de Ibiam.

Cassia Costa Pivetta (PP) agradeceu a comissão da comunidade de Linha Santo Alécio por acolher a sessão itinerante e colocou-se a disposição para auxiliar como vereadora.

O vereador Célio Lucas Ramos (MDB) esclareceu  que a atual legislatura realiza um trabalho diferenciado. Aceita algumas críticas, mas os vereadores fazem buscam fazer o melhor  para o Município. Destaca que há busca constante para trazer recursos para Ibiam nas esferas Estadual e Federal e iniciativa privada. Não pode ilustrar o quanto conquistado de valores financeiros, devido a restrições pelo período eleitoral. Finaliza, deixando a Câmara a disposição da comunidade de Santo Alésio.

A vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (MDB) destacou alunos do 1º, 3º e 5º ano da escola municipal que estiveram representando Ibiam na Feira Regional de Matemática em Campos Novos nesta sexta-feira (16). Parabenizou as professora que prestaram toda a orientação e empenho para realização dos trabalhos. O Prefeito de Ibiam, Secretários  de Educação e Administração visitaram a feira como forma de incentivo aos alunos.

Marcia ainda agradeceu aos moradores da comunidade e a implantação do programa Câmara Itinerante que foi aceito pelos vereadores e as comunidades neste ano. Finalizou convidando para sessões as terças-feiras na sede da Câmara e coloca-se a disposição para intermediar as solicitações até o Poder Executivo.

O presidente da Câmara, vereador Miguel Felicetti (MDB) ressaltou que o programa é a concretização de um sonho, tendo em vista que na presidência na legislatura anterior não pode implantar devido a pandemia. Avalia que foi uma inovação e espera que tenha continuidade nos próximos anos, pois a Câmara Itinerante leva o trabalho do legislativo junto às comunidades.

Manifestou sua alegria de retornar a sua comunidade na qual nasceu e viveu até os 33 anos e passou a palavra ao presidente do conselho da localidade, Flávio Zarpelon. O mesmo agradeceu a presença dos vereadores e escolha de realizar o programa em Santo Alécio.

Miguel agradeceu aos moradores que acompanharam a sessão e convocou os vereadores para próxima reunião na terça-feira (20) às 19h30 na sede da Câmara Municipal.